O RD Summit é o maior evento de marketing, vendas e e-commerce da América Latina. Promovido pela RD Station, teve a sua 10ª edição nos dias 06, 07 e 08 de novembro de 2024, na Expo Center Norte, em São Paulo – SP. Neste ano, promoveu soluções, apresentou oportunidades e deu espaço para formação de parcerias, mudando a rota das empresas dos participantes rumo a melhores resultados.
Com a participação de mais de 150 palestrantes em diversos palcos distribuídos pelo evento, o conteúdo foi o coração deste encontro, com uma curadoria minuciosa de temas, desta vez com 5 trilhas:
- Marketing: com foco na utilização da inteligência artificial para potencializar estratégias, aplicação de novas práticas de marketing conversacional, compartilhamento de cases de branding, ferramentas, frameworks reais e estímulo da integração entre marketing e vendas.
- Vendas: destinada para quem vende e/ou gerencia, mostrando cases e ferramentas como CRM, inteligência artificial e estratégias para vendas por WhatsApp que podem ser implementadas na rotina comercial, visando melhora de produtividade, de discurso e de processos.
- E-commerce: desde pautas introdutórias sobre marketing para lojas virtuais, até conteúdos mais avançados de aplicação de inteligência artificial, retail media e marketing conversacional com conversão em vendas.
- Gestão e estratégia: visando direcionar a estratégias robustas e motivação de equipes para alcançar melhores resultados.
- Customer sucess e experiência de clientes: relatando as melhores práticas de atendimento e de experiências para conquistar, engajar e reter clientes.
- Desenvolvimento pessoal: levando os participantes a uma jornada de autodescoberta e crescimento para sucesso pessoal e profissional.
Além disso, na área de exposição os participantes tinham a oportunidade de realizar networking, obter insights e fechar novos negócios com mais de 200 marcas expositoras. A cada dia, após muito aprendizado, o entretenimento ficava por conta de happy hour com dj, show nacional e chopp liberado.
Nesta edição, aumentamos a nossa presença no evento: a Ellite foi representada por 10 pessoas da nossa equipe, de diversos setores, que exploraram todas as inovações e novidades, e já estão compartilhando os conhecimentos adquiridos com os demais membros da equipe, além de aplicar os insights em nossos clientes.
Aproveitamos para compartilhar com você um pouquinho do que nos marcou no RD Summit 2024:
- Somos a 9ª economia do mundo, mas nenhuma marca brasileira consta no top 100 das maiores.
- A visão interna da marca afeta diretamente como ela é vista fora da empresa.
- O branding feito “apenas por fazer” torna-se sem fundamento, é preciso que haja uma comunicação coesa e inteligente que é aplicada tanto para o tráfego pago como para o orgânico, assim como para o marketing offline. O branding não é uma ciência exata, ou seja, se modifica e se adapta a novas eras. Se antes o fazíamos e criávamos pensando em novelas e programas de tv, hoje o adaptamos para telas de telefone. Indiferente de onde ele aconteça, um tópico é sensível e essencial: a comunicação precisa ser clara e coesa.
- Inteligência artificial não é sobre sermos substituídos, mas uma oportunidade de buscarmos humanidade. Marketing é usar a tecnologia mais inteligente para que os humanos possam ser mais humanos. Sem compreensão e noção, não se produzem materiais inteligentes.
- Precisamos ir além do storytelling, e praticar o story listening: ouvir para criar.
- Mude o mindset de likes para pessoas, de regras para rotinas, de conteúdos para histórias, de awareness para memórias. Assim, você passa do ponto de ter visibilidade para o de ter relevância.
- Consistência é o que torna um relacionamento forte e saudável com a marca.
- Uma marca precisa de diferenciação, de histórias autênticas e originais que gerem identificação e, assim, conexão genuína.
- Grandes marcas aproveitam memes como o "que show da Xuxa é esse?" para se manter atuais, como o Itaú e a Magalu. É necessário saber adotar esse tipo de ação no momento certo.
- O WhatsApp é o canal dos brasileiros. O CRM é o canal dos vendedores. Precisamos integrá-los e criar rotinas automatizadas.
- Existe um novo funil, chamado Flywheel, que não tem começo, meio e fim: ele é uma roda. Isso significa que a jornada do lead não é mais linear, pois ele passou a observar todos os canais de maneira 360º, o que demonstra que o funil em V não é mais tão eficaz.
- Nem sempre uma estratégia que deu resultado em vendas vai mostrar seu impacto nas redes sociais. Muitas pessoas são impactadas, não interagem com o anúncio, mas vão até a loja física para comprar. Por isso, analisar resultado somente através dos relatórios das ferramentas digitais não é 100% assertivo.
- Automação para leads perdidos é uma ótima estratégia, desde que você "converse" com esse público com base no motivo pelo qual que ele desistiu de fechar negócio.
- Conversar com o cliente do seu cliente é uma ótima forma de entender qual problema o seu cliente precisa resolver. E isso interfere diretamente nas estratégias de marketing.
- Nunca vamos resolver todos os problemas do cliente. Por isso, precisamos focar nas conexões emocionais. Uma das melhores maneiras de engajar é fazer a pessoa assistir ao conteúdo e pensar "puxa, é exatamente isso que estou sentindo!". Precisamos também informar, entreter e educar.
- Agora é o momento do "conteúdo paisagem", ou seja, um conteúdo que você não precisa olhar para consumir. A TV não está morta, principalmente por causa do YouTube. E o palestrante aposta na criação de novas emissoras neste canal.
- O TikTok não é uma rede social, é uma plataforma de entretenimento. Para uma marca dar certo nessa ferramenta, precisa de uma atuação contínua e passar pelos passos de reconhecimento, consideração e conversão. Para um anúncio funcionar, deve ser algo natural, que se misture com o conteúdo e ser criado especificamente para uso na plataforma. Eles possuem o Creators Marketplace, que conecta as marcas com os creators ideais.
- Evento gera negócio, mas é preciso respeitar o ciclo de vendas do seu produto ou serviço. Muitas vezes, o evento planta a semente para uma venda no futuro, meses depois.
- Algumas ferramentas relevantes no mercado são Playground da OpenAI, GOgenier, OpusClip e TikTok Symphony Assistant.
- Necessitamos aprender para: se reconectar, cuidar de si, se relacionar, se reinventar, cuidar do mundo e estar presente.
- A profusão de informações e dados tem adoecido as pessoas. Uma empresa que se preocupa com isso, além de humana, é estratégica.
Quer se aprofundar em algum desses tópicos? Chame a gente para um bate-papo, temos muito a contribuir!
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